sábado, 25 de outubro de 2008

Caos 00002


BOM DIA, SRA. MDG.
"Bom dia. Doutor, estou tossindo sangue há 5 dias."
MAS POR QUE VOCÊ SÓ VEIO HOJE NO PS?
"Doutor, eu não podia faltar no trabalho e estava esperando melhorar sozinha, mas como hoje piorou, resolvi faltar e procurar ajuda."
OK. VOU EXAMINÁ-LA.

O Caso

Paciente do sexo feminino de 30 anos, puérpera com antecedente de tuberculose pulmonar tratada por 6 meses há 15 anos. Procurou serviço de pronto-atendimento com quadro de hemoptise de 50ml/dia há 5 dias. Sem mais queixas e exame físico sem alteração digna de nota.

O médico que a atendeu solicitou uma radiografia de tórax (clique na imagem para visualizá-la em tamanho maior):

A pergunta que não quer calar:

Qual sua principal hipótese diagnóstica?

Votem e comentem!

Em sete dias disponibilizaremos a resposta, com comentários sobre as alternativas, assim como uma nova pergunta baseada nesta primeira resposta. E, lembrando, em 14 dias um novo caos, digo, caso clínico para você. Confira!

13 comentários:

Anônimo disse...

bola fungica

Anônimo disse...

Tuberculose

Anônimo disse...

É uma história aguda de hemoptise, sem sintomas gerais, não compatíveis com neoplasia ou reativação de TB. Pela TB prévia, deve ter ficado com sequela, uma caverna que pode ter sido colonizada pelo Aspergillus e formado uma bola fúngica. Minha hipótese então é Aspergiloma.

Anônimo disse...

c. Aspergiloma

Anônimo disse...

Acho que não é infecção fungica porque a paciente não é imunosuprimida. Tep é uma boa hipótese. Alternativa b: tep

Anônimo disse...

Aspergiloma

Anônimo disse...

Reativação de Tuberculose

Anônimo disse...

"fungus ball" é a melhor hipótese, já vi um paciente com uma história parecida só que era homem um pouco mais velho, necessário tratamento cirúrgico.

Unknown disse...

é fumante? pode-se pensar em paracoco tb...aspecto nodular + infiltrado e hilos um pouco espessado peri hilar bi lateral, mais à D.

Unknown disse...

Ela tem bronquiectasia, devido à cura de TB,que deixou crateras; e no lugar criaram fungos oportunistas, que denominamos aspergilose. Outra coisa não poderia ser..........Enfª Ana Flávia

Anônimo disse...

A bola fúngica (aspergiloma) é composta de um emaranhado de hifas, fibrina, exsudato e poucas células inflamatórias.Localizada na caverna produzida pela TB prévia.O tratamento deve ser a ressecção, embora a terapia por coagulação intravascular (artéria brônquica) tenha sido tentada.

Anônimo disse...

sopa de fungos.
Brunno abaixo explicou bem.

Unknown disse...

eu arrisco em PNEUMONIA REDONDA devido o exame radiologico, uma vez que é marcado por tal sintomatologia