domingo, 9 de novembro de 2008

Caos 00003

SR. AHF, O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
"Doutor, me ajude! Minha vista está escurecendo, acho que vou desmaiar!"

ENFERMEIRO!! POR FAVOR, MONITORIZE O PACIENTE, COLOQUE UMA CÂNULA NASAL COM OXIGÊNIO A 4L/MIN E PEGUE UM ACESSO VENOSO CALIBROSO!!
"Meu coração vai sair pela boca, doutor! Vou morrer!"
SINAIS VITAIS!!


O caso


Sr. AHF, 61 anos, portador de HAS, DM e arritmia (não sabia dizer qual), procurou o PS com queixa de palpitações iniciadas uma hora antes da entrada, associadas a sintomas pré-sincopais. Rapidamente conduzido à sala de emergência, este paciente encontrava-se sudoréico, com pele fria, agitado, PA 80x40 mmHg, ausculta cardíaca dificultada pela alta freqüência, ausculta pulmonar aparentemente normal. O médico que o atendeu exigiu um eletrocardiograma de 12 derivações. Após ver o eletrocardiograma abaixo (clique na imagem para vê-la em tamanho maior), o médico tomou sua conduta:


A pergunta que não quer calar:

Qual a conduta a seguir neste momento?



Lembrando: em uma semana estará disponível a resposta desta pergunta e será colocada uma nova questão sobre este caos, digo, caso clínico! Participem!!

3 comentários:

Paulo Pepulim disse...

Taquicardia Ventricular com Pulso, paciente apresentando sinais de instabilidade hemodinâmica, apesar de frequência 150 bpm é necessário cardioversão.

Conduta: Cardioversão Sincronizada 100J. Se possível realizar sedação.

Anônimo disse...

TV instável - cardioversão
Resposta d

Anônimo disse...

tv cardioversão