segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Caos 00001


BOM DIA, SR. JGA.
"Bom dia. Doutor, estou me sentindo mal. Nem consegui trabalhar."
MAS O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO NO PS ÀS 3 HORAS DA MANHÃ. QUER UM ATESTADO, É ISSO?
"Não doutor. Eu nem queria vir. Meus colegas de trabalho me trouxeram."
TUDO BEM. O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
"Estou com diarréia há dois dias e hoje, durante o trabalho, vomitei. Depois de vomitar fiquei branco, suando frio e com tontura. Estava tudo rodando e depois escureceu a vista. Quase desmaiei. Aí eles decidiram me trazer aqui no pronto-socorro."
E O QUE ESTÁ SENTINDO AGORA?
"Estou sentindo um pouco de tontura e enjôo."
OK. VOU EXAMINÁ-LO.

O Caso

JGA, 41 anos, previamente hígido, sem uso de medicações, procurou o PS com queixa de vertigem e pré-síncope, após vomitar, há 10 minutos. Relata ainda dois dias de diarréia. Encontrava-se hidratado, pálido, sudoréico, afebril, PA = 90x60 mmHg, FC = 50 bpm, auscultas cardíaca e pulmonar aparentemente normais, abdome inocente, pulsos periféricos finos e simétricos. Exame neurológico sem alterações.

O médico que o atendeu solicitou um eletrocardiograma (clique na imagem para visualizá-la em tamanho maior):




Pergunta que não quer calar:

Qual o diagnóstico eletrocardiográfico?

a. Fibrilação atrial
b. Sinusal com extra-sístoles supraventriculares
c. BAV 2º grau
d. BAVT
e. Arritmia sinusal

Em sete dias disponibilizaremos a resposta, com comentários sobre as alternativas. Assim como uma nova pergunta baseada nesta primeira resposta. E, lembrando, em 15 dias um novo caos, digo, caso clínico para você. Confira!

11 comentários:

Anônimo disse...

D) BAVT

Anônimo disse...

Acho que se trata de um BAVT.

Anônimo disse...

c. BAV 2 grau

Anônimo disse...

rítmo sinusal c/om extrasistloes

Anônimo disse...

bav 2 grau concordo com rico

Anônimo disse...

BAVT

Anônimo disse...

d - BAVT

Anônimo disse...

BAV 2 grau

Anônimo disse...

bavt

Anônimo disse...

D) BAVT

Anônimo disse...

BAVT